Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE está mobilizado para a Semana Nacional da Conciliação

Todas as unidades do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE) participarão, desta segunda-feira (23) até o dia 27, da 10ª Semana Nacional da Conciliação. Para a iniciativa, além do atendimento às demandas espontâneas, foram abertas pautas extras de audiências para tentativas de acordo em diversas Varas do Trabalho pelo estado e no Núcleo Permanente de Soluções Consensuais de Conflitos - unidade instalada no edifício-sede da instituição, na capital pernambucana.
 
No Recife, a 10ª e a 15ª estão entre as VTs com agendas específicas para as conciliações, assim como, ainda na região metropolitana, a 1ª de Olinda e a 3ª de Jaboatão dos Guararapes. No interior pernambucano, a 2ª Vara de Barreiros e o fórum trabalhista de Timbaúba também programaram horários exclusivos para conciliação.
 

No Núcleo Permanente de Soluções Consensuais de Conflitos, mais de 150 audiências foram marcadas ao longo da semana, incluindo sessões com alguns dos grandes litigantes trabalhistas, como a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e uma de suas terceirizadas, a Megaton Engenharia Ltda. As empresas que não conseguirem agenda para o período do evento poderão já acertar outras datas.

Mais - A 10º Semana Nacional da Conciliação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento busca estimular as partes processuais a encerrar a ação com uma solução pacífica. O agendamento pode ser solicitado pelo formulário online, na unidade onde tramita a ação ou no Núcleo Permanente de Soluções Consensuais de Conflitos pelos telefones (81) 3225-3370 / 3375.

Na edição do mesmo evento em 2014, das 2,1 mil audiências realizadas no estado, 64% terminaram em acordos entre empregadores e aproximadamente 2,6 mil trabalhadores. No total, foram angariados mais de R$ 24,3 milhões destinados ao pagamento de dívidas trabalhistas, impostos, custas e honorários.

Tradição – A Justiça do Trabalho em Pernambuco foi pioneira e historicamente apresenta excelente desempenho em conciliações. Forma mais rápida e eficaz de solucionar pendências judiciais, o acordo pode ser pleiteado em qualquer tempo e fase processual. Basta haver interesse das partes em negociar.

Levantamento do Núcleo de Estatística e Pesquisa do TRT-PE identificou que, entre os meses de janeiro e setembro deste ano, o Regional solucionou mais de 34,5 mil processos dessa forma. O total de valores pagos aos reclamantes pela homologação de acordos resultou na arrecadação de R$ 143,2 milhões.

Serviço:

O que: Semana Nacional da Conciliação

Quando: de 23 a 27 de novembro

Onde: nas Varas do Trabalho [telefones e endereços], pelo formulário online e no Núcleo Permanente de Soluções Consensuais de Conflitos, na sede do TRT6 (Cais do Apolo, 739, 2o andar)

Telefones: (81) 3225-3370 / 3375
 

Texto: Larissa Correia

Arte da capa: Gilmar Rodrigues sobre identidade visual do evento

Imagem: Conselho Nacional de Justiça (CNJ)