Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Vencedor do Nobel da Paz 2014, Kailash Satyarthi fez palestra no TRT-PE

 
 
 
Ganhador do Nobel da Paz 2014, o ativista indiano Kailash Satyarthi, compartilhou sua vasta experiência no combate ao trabalho infantil com o público que lotou a sala de sessões do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE) na tarde desta sexta-feira (29). A prestigiada palestra com o pacifista encerrou o 7º Módulo de Formação Inicial de Magistrados organizado pela Escola Judicial da instituição.
 
Durante a conferência, Satyarthi traçou um panorama atual sobre as diversas formas de exploração que vitimam cerca de 168 milhões de crianças e adolescentes no mundo, como tráfico, escravidão e abusos sexuais, entre outras. O palestrante também destacou o trabalho da entidade Bachpan Bachao Andolan (Movimento para Salvar a Infância), criada por ele em 1983, antes mesmo de entidades como a Organização das Nações Unidas terem agências específicas para o enfrentamento da questão. 
 
O ativista enfatizou a importância de o Judiciário apoiar ações de confrontação da exploração infantil. “Desde o primeiro episódio da minha vida na libertação de crianças escravas, recebi o melhor suporte do Judiciário na Índia quando outros atores envolvidos não queriam admitir que o problema ainda existia, em 1981”, lembrou.
 
Falando principalmente para os novos juízes recém-empossados pelo TRT6, Satyarthi ressaltou a necessidade de eles manterem a sobriedade e a humildade. “É responsabilidade de vocês se certificar que as pessoas sérias na sociedade tenham uma vida digna com liberdade, como está previsto na Constituição e nos tratados internacionais”, enfatizou.
 
O ativista indiano ainda aludiu em seu discurso às conquistas sociais alcançadas pelo Brasil nos últimos anos. “Programas como o Bolsa Escola e o Bolsa Família contribuíram para a redução da desigualdade educacional. Tenho visto diferença em relação ao analfabetismo e ao trabalho infantil.”, citou o ganhador do Nobel. Ele complementou apontando que é fundamental Governo, sociedade civil, instituições religiosas e empresariado atuarem juntos para combater a exploração infantil e outros problemas pertinentes.
 
 
 
Na abertura do evento, o diretor da Escola Judicial, desembargador André Genn, referiu-se à importância do curso de formação para os novos magistrados, como contribuição à sua atuação plena no exercício da magistratura. Sublinhou ainda a relevância da palestra de Satyarthi. 
 
Responsável pela vinda do conferencista ao TRT-PE, o juiz do Regional, Hugo Melo, presidente da Associação Latino-americana de Juízes do Trabalho, fez a apresentação do palestrante. 
 
A presidente do TRT-PE, desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, ao realizar o encerramento da palestra, destacou que se tratou de um momento histórico no Regional, e que serviu de grande aprendizado para todos os presentes e, de forma especial, para os magistrados que estão concluindo o curso de formação. 
 
 
Antes da palestra, que contou com a presença de desembargadores, juízes, servidores e o público em geral, o Nobel da Paz concedeu uma entrevista coletiva na Sala da Presidência do Regional. 
 
 
 
FOTOS: Elysangela Freitas/Danilo Galvão