Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Simpósio 28 de abril - Sofrimento Mental no Trabalho: um inimigo silencioso

Para lembrar o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) realizará um simpósio com o tema “Sofrimento mental no trabalho: um inimigo silencioso”, no dia 28 de abril, no auditório da Fundacentro/PE.

Dentro da grade de programação, pela manhã, haverá as palestras: “Meio Ambiente do Trabalho e Enfermidades Profissionais”, com Fernanda Barreto Lira (APDT); e “Intervenções Psicossociais como Proposta de Promoção de Saúde Mental no Trabalho”, com a psicóloga do trabalho Laura Pedrosa Caldas; além do painel “Adoecimento Mental nos Setores Bancário e de Transportes”, com os auditores fiscais do trabalho Marcos Lisboa Miranda e Naudenis Martins (SRTE/PE).

À tarde, dando continuidade ao evento, serão ministradas as palestras: “A Saúde dos Trabalhadores da Saúde”, com o coordenador do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador do Hospital das Clínicas, professor Oscar Bandeira Coutinho Neto; e “Estresse e Transtorno Mental”, com o médico psiquiatra e perito do INSS, José Waldo Câmara Filho; além do painel “Contemporaneidade: repercussões no psiquismo”, com a especialista em psicologia social Andréa Guimarães Nunes de Oliveira, e a psicóloga clínica Luryaga Porto Farias.

O evento é voltado a magistrados, servidores, advogados, entidades sindicais, profissionais da área de saúde, empresários, órgãos públicos e organizações não governamentais, além de estudantes das áreas de Direito, Saúde, Psicologia, Engenharia do Trabalho e Segurança do Trabalho.

As inscrições podem ser feitas através do email: mov28deabril[at]gmail[dot]com, bastando informar nome completo, empresa/entidade, função e telefone. A participação no evento é gratuita e garantirá certificado.

Confira a programação completa AQUI.

28 de abril

No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. A data, então, foi definida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças laborais. Nesse dia, são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes no trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/05 instituiu que no dia 28 de abril, seja celebrado o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Dados

De acordo com Anuário Estatístico da Previdência Social de 2015, o número de auxílios-doença concedidos em razão deste tipo de moléstia tem crescido drasticamente.  De 2006 para 2007, por exemplo, o número de auxílios-doença acidentários por transtornos mentais subiu de 615 para 7.695 e, no ano seguinte, passou para quase 13 mil. No total, de 2004 a 2013, há um incremento da ordem de 1964% para esta concessão.

Getrin6

O Getrin6 foi criado em julho de 2012 através da assinatura do protocolo de cooperação técnica entre o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), Advocacia-Geral da União (AGU) e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Posteriormente, também assinaram o convênio a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Prefeitura Municipal de Olinda. O Grupo desenvolve, em Pernambuco, as ações do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho e tem como gestores regionais atuais os magistrados do TRT-PE, desembargador Fábio Farias e juíza Ana Freitas.

Serviço:

Simpósio 28 de abril - Sofrimento Mental no Trabalho: um inimigo silencioso

Data: 28/04

Hora: 9h

Local: auditório da Fundacentro/PE - Rua Djalma Farias, 126, Torreão, Recife (pela av. Norte, sentido cidade-subúrbio, primeira rua à direita após o viaduto)

Inscrições: mov28deabril[at]gmail[dot]com

Mais Informações:

(81) 3427-4566 / 3427-4775

Texto: Fábio Nunes