Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Getrin6 realiza simpósio para lembrar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

A alta demanda de trabalho, o desequilíbrio entre esforço e recompensa, a dedicação exclusiva e o assédio moral, que abrange humilhações, perseguição e agressões verbais, são os principais fatores que prejudicam a saúde mental no ambiente corporativo.

Preocupado com essa conjuntura, o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6), dando continuidade ao “Simpósio 28 de abril - Sofrimento mental no trabalho: um inimigo silencioso”, promoveu mais duas palestras e um painel de debate sobre o tema.

Inicialmente, o coordenador do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador do Hospital das Clínicas, professor Oscar Bandeira Coutinho Neto falou sobre “A Saúde dos Trabalhadores da Saúde”. Na sua explanação, o professor abordou os aspectos que afetam a qualidade de vida de profissionais da área de saúde, como a carga física, química e biológica a que estão submetidos. “Essas cargas promovem um desgaste físico e mental, que é potencializado pelo envolvimento com o sofrimento do próprio paciente”, explicou.

Em seguida, o médico psiquiatra e perito do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) José Waldo Câmara Filho comentou sobre o “Estresse e Transtorno Mental”, ensinando que fatores como ameaças do ambiente laboral, percepções do indivíduo e expectativas de desempenho contribuem para iniciar o estado de ansiedade no trabalhador. “O estresse ocupacional é bom, mas tem limite, e em excesso é muito prejudicial, levando ao esgotamento, a doenças e até à morte”, sintetizou.

Encerrando o Simpósio, a especialista em psicologia social e da personalidade Andréa Guimarães Nunes de Oliveira e a psicóloga clínica Luryaga Porto Farias realizaram o painel “Contemporaneidade: repercussões no psiquismo”. As psicólogas explicaram que elementos contemporâneos como a tecnologia e a automação estão alterando o clima de trabalho, permitindo imposições, maior controle e cobrança por parte das empresas, o que leva o indivíduo a um grau de ansiedade e sofrimento. “É preciso haver um sentido e um porquê para fazer as coisas. O empregado precisa ser valorizado, para que ele mude de comportamento e se sinta parte de um todo”, comentaram.

No final do evento, representando o Getrin6, o diretor da Fundacentro/PE, Luiz Antônio de Melo, fez a entrega dos alimentos arrecadados por ocasião da inscrição no simpósio, à representante da Creche Nossa Senhora da Ajuda, a juíza do TRT-PE Andréa Keust.

Promovido pelo Getrin6, o evento foi realizado no auditório da Fundacentro/PE, para lembrar o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho. Diante do crescimento de ações envolvendo esta problemática e do número crescente de afastamentos por transtornos mentais causados pelas condições laborais, o intuito do evento foi abordar uma doença que está se generalizando em muitos ambientes de trabalho, derivada da pressão muito grande de exigência de produtividade, de qualidade e de competição, fazendo com que empresas exijam cada vez mais metas, e assim, inevitavelmente, aparecem novas doenças.

O Simpósio foi voltado a magistrados, servidores, advogados, órgãos públicos, entidades sindicais, profissionais da área de saúde, empresários e organizações não governamentais, além de estudantes das áreas de Direito, Saúde, Psicologia, Engenharia do Trabalho e Segurança do Trabalho.

Fechando as ações do Abril Verde, o Getrin6 participará da I Gincana Jurídica da OAB/CAAPE, que tem como tema “Meio Ambiente do Trabalho, Saúde do Trabalhador e Acidente de Trabalho”. O evento ocorrerá no dia 1º de maio, a partir das 8h, na Faculdade de Timbaúba/PE.

Participaram do Simpósio, nessa quinta (28), os gestores regionais do Programa Trabalho Seguro desembargador Fábio Farias e juíza Ana Freitas; a juíza do Trabalho Andréa Keust; o diretor da Fundacentro/PE, Luiz Antônio de Melo; o coordenador de Política de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde de Olinda, Admilson Ramos; o vice-presidente da OAB-Subseccional Timbaúba e representante da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Grinaldo Gadêlha Júnior; o gerente regional da Caixa de Assistência e Saúde dos Empregados dos Correios (Postal Saúde), Túlio Gadêlha.

Getrin6

O Getrin6 foi criado em julho de 2012 através da assinatura do protocolo de cooperação técnica entre o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), Advocacia-Geral da União (AGU) e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Posteriormente, também assinaram o convênio a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Prefeitura Municipal de Olinda. O Grupo desenvolve, em Pernambuco, as ações do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho e tem como gestores regionais atuais os magistrados do TRT-PE, desembargador Fábio Farias e juíza Ana Freitas. Transtornos mentais relacionados ao trabalho pautarão Programa Trabalho Seguro no biênio 2016/2017

Texto: Fábio Nunes

Fotos: Elysangela Freitas e Fábio Nunes