Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Sistema de revista do Fórum Trabalhista do Recife reduz apreensão de armas

 
Instalados pioneiramente na inauguração do Fórum José Barbosa de Araújo, em fevereiro deste ano, o detector de metais e o scanner de raio X, utilizados na revista dos usuários da Justiça do Trabalho na Imbiribeira, vem reduzindo o volume de retenção de armas brancas e de fogo pelo TRT-PE. Ainda que o Tribunal não tenha histórico de casos de violência nas suas unidades, essa ação preventiva, normatizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atende as expectativas da Comissão de Segurança Permanente do TRT-PE, presidida pelo desembargador Valdir José Silva de Carvalho.
 
Chefe da Seção de Segurança do Fórum Trabalhista do Recife, Breno José de Paiva Soares explica que as apreensões de armas vêm caindo em função da mudança de hábito imposta pela revista. “Acontecia muito de apreendermos talheres (reclamantes e testemunhas costumam trazer almoço), martelos, furador de gelo, chave de fenda. Atualmente, as pessoas já evitam essas apreensões”, afirma o servidor, afirmando que tais objetos não são trazidos, necessariamente, para atos violentos. “Não podemos afirmar a intenção da violência, mas situações de estresse acontecem e instinto é instinto”, diz.
 
A maioria das armas de fogo retidas na revista possui registro, geralmente são trazidas por estudantes de Direito que vão ao Fórum para assistir audiências, ou mesmo por reclamantes policiais, que têm o porte. “Nós fazemos o acautelamento, que é a retenção com registro para posterior devolução ao dono”, esclarece Breno José. A equipe de segurança do TRT-PE já chegou a apreender até garrafas de água mineral, para evitar a entrada de eventuais substâncias de combustão, mas a medida foi relaxada a pedido dos juízes das VTs. 
 
Atualmente, a equipe de segurança do Tribunal é integrada por 30 servidores, estando um deles licenciado por problemas de saúde, e está subordinada à da Divisão de Segurança, Transporte e Telefonia do Regional6, chefiada pela servidora Juliana Lima Bezerra. O trabalho segue a uniformização das normas de segurança institucional dos Tribunais, estabelecidas Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário (SINASPJ), que é constituído pelas Comissões de Segurança Permanente de tribunais de todo o país. 
 
 
Texto: Lydia Barros
Arte: Simone Freire