Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Aberta primavera dos museus

 
Desembargador Paulo Alcantara faz palestra de abertura 
 
 
O Memorial da Justiça do Trabalho abriu, na tarde dessa terça-feira (20), a programação da 10ª Primavera dos Museus. A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, fez a abertura oficial, ressaltando a importância da preservação da memória e agradecendo a atuação incansável da desembargadora Eneida Melo e as ações da chefe do Núcleo de Gestão documental e Memória, Marcília Gama, para manutenção da unidade como centro vivo de história e pesquisa. 
 
 

Desembargadora Gisane Araújo confere acervo documental 

 
 
O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) e educador, Paulo Alcantara, ministrou a conferência Um Passeio pelos Museus e o Papel do Juiz como Historiador. Paulo Alcantara usou o mote de uma obra do pintor renascentista Rafael Sanzio para referir a preservação da história. Sublinhou em seguida: “Quer conhecer nossa sociedade, examine os processos do trabalho, o modo como a Justiça está organizada”. E continuou: “O juiz constrói a história”, referindo-se ao fato de os magistrados lidarem com casos concretos das demandas econômicas características de determinada época. O desembargador manifestou preocupação e curiosidade sobre a mudança de paradigma no trabalho de pesquisa dos historiadores a partir do processo eletrônico, que tem feição completamente diversa dos tradicionais processos de papel. Paulo Alcantara sugeriu que o Tribunal exponha as peças do Memorial nas diversas unidades, como forma de dar conhecimento do rico acervo da Justiça Trabalhista. “Museu é lugar de contar história”, encerrou. 
 
Chefe do Memorial da Justiça, Marcília Gama, agradeceu o sucessivo apoio que o setor vem obtendo das diversas administrações do Regional. Destacou também o pioneirismo da unidade, que se tornou referência nacional, tendo sido a primeira da Justiça do Trabalho a receber a certificação de inscrição de acervo documental no Registro Nacional do Brasil e do Registro Regional para a América Latina e o Caribe do Programa Memória do Mundo da Unesco, em 2012.
 
 
Memória de esportes. Integrantes do Grude com o ex-atleta Daniel Paulista (centro)
 
 
Na ocasião foi realizada a inauguração da Sala de Esportes, espaço em que o Grupo de Esportes do TRT6 (Grude6) passa a expor objetos que contam a sua trajetória e desempenho. No espaço estão em exposição troféus conquistados pelo Grude, desde seu início, em 2007, nas Olimpíadas da Justiça do Trabalho, padrões utilizados nas diversas edições dos jogos, além de fotos que registram esses eventos. Integrante e ex-dirigente do Grupo de Esportes, Ana Elizabeth Japiá, agradeceu o apoio dado pela desembargadora Gisane Araújo, com a cessão do ambiente, e ressaltou que os atletas do TRT-PE, a partir da criação do Grude, formam a delegação com maior número de títulos. “O importante é participar, mas vencer não faz mal”, brincou Ana. O ex-jogador de futebol e atual auxiliar técnico do Sport, Daniel Paulista, esteve presente à cerimônia.
 
A desembargadora vice-presidente do TRT-PE, Virgínia Canavarro, e Eneida Melo, integrante do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra), prestigiaram o evento. 
 
Os participantes puderam conferir o acervo que conta a história da Justiça do Trabalho em Pernambuco, observando peças processuais como a primeira ata de audiência, mobiliário e equipamentos da época. 
 

Servidor do TRT-PE e colaborador da preservação da memória do Regional, João Pinheiro (Zito) expôs um conjunto de selos tendo o desporto como temática.  

Frevando. Ferreirinha, servidor do TRT-PE , com Maria Flor

 
O evento também contou com atrações artísticas: os instrumentistas e cantores do Bacharelado em Música da UFPE e do Conservatório Pernambucano e os passistas do grupo frevoEterno. 
 
 
As atividades da Primavera dos Museus continuam nesta quarta-feira (21) e na quinta-feira (22) permanecem as visitas. 
 
Para participar basta encaminhar o nome e telefone para o e-mail memorial[at]trt6.jus[dot]br. As inscrições são gratuitas e garantem certificado àqueles que estiverem presentes em, pelo menos, 75% das atividades.
 
Mais imagens aqui.
 
Texto: Eugenio Jerônimo
Foto: Elysangela Freitas