Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Corregedoria enfatiza empenho da 2ª VT de Ipojuca no controle de prazos

Esforço da equipe em busca do aprimoramento da prestação de serviços na unidade foi ressaltado na correição
 
Dando continuidade aos trabalhos correicionais nas unidades judiciárias de Ipojuca, a 2ª Vara recebeu a equipe da Corregedoria Regional nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. A visita foi acompanhada pela juíza Danielle Lira Pimentel Acioli, que assumiu a condução do Juízo em junho de deste ano. A visita da Corregedoria também foi acompanhada pelo juiz substituto Pedro Léo Bargetzi Filho.
 
A apuração, realizada por amostragem nas carteiras que integram a secretaria da vara, revelou um panorama de compatível organização e observância no controle dos prazos, além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas Unidades Judiciárias de 1ª instância.
 
O cenário, segundo o desembargador-corregedor,  Ivan de Souza Valença Alves, evidencia o esforço dos servidores em busca de um aprimoramento da organização dos serviços e a adequada observância do controle dos prazos. Ressalte-se que a equipe está sendo estruturada há pouco tempo, com a chegada da nova juíza titular e do novo diretor de secretaria, há cerca de seis meses. “Os convenientes resultados virão com o tempo necessário, com a otimização dos procedimentos e o com o imprescindível engajamento dos magistrados e servidores”, ressalta o corregedor.
 
Para a Corregedoria, é essencial levar em consideração as circunstâncias adversas que têm impactado nas unidades jurisdicionais de Ipojuca quando se analisa o desempenho desses juízos, tais como: volume e complexidade dos acionamentos judiciais, defasagem das instalações físicas, limitação do quantitativo de servidores, além da própria crise macroeconômica vivenciada nessa circunscrição judiciária.
 
Na conclusão da resenha, foram relacionadas três boas práticas referidas pelo juízo: despacho sequenciado na execução, evitando-se eventuais conclusões de autos à autoridade judiciária e promovendo a celeridade processual; priorização das comunicações com as instituições financeiras locais, através de e-mail institucional, para recebimento dos comprovantes de recolhimentos e transferências determinados nos alvarás pelo juízo; e atos ordinatórios praticados por todos da Secretaria.
 
 
Texto: Lydia Barros, com informações da Corregedoria do TRT-PE
Foto: Luiz Márcio de Sá Leite