Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Comissão debate melhorias na acessibilidade do TRT-PE

Membros da Comissão de Acessibilidade em primeira reunião de 2017

A Comissão de Acessibilidade do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) reuniu-se nessa terça-feira (17), no gabinete do desembargador José Luciano Alexo da Silva, para tratar das ações a serem realizadas no ano corrente. O principal documento norteador desses trabalhos será a Resolução 230 do Conselho Nacional de Justiça (link para pdf), editada em 2016.

Um dos pontos discutidos foi a desativação simultânea dos dois elevadores do prédio-anexo, na sede do Tribunal, necessária por questões de segurança, uma vez que ambos os equipamentos dividem o mesmo fosso.  Os presentes avaliaram algumas medidas para reduzir os impactos dessa paralisação, especialmente para as pessoas com mobilidade reduzida.

Dentre as atividades já em andamento para melhoria da acessibilidade, destacou-se o projeto de reforma do edifício-sede e o de reformulação do portal do TRT6. Também foram comentadas as palestras e oficinas realizadas em 2016 para capacitação do corpo funcional do Tribunal e a conclusão da primeira turma em ensino básico da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).  Sobre essa última, a sugestão dos membros da Comissão é que, no próximo curso, sejam indicados servidores de vários Fóruns Trabalhistas para participar da formação, visto que é importante a presença de um intérprete em cada local para facilitar a comunicação com pessoas com deficiência auditiva.

Estiveram presentes na reunião o desembargador Luciano Alexo, a juíza do trabalho Renata Nóbrega, a assistente do gabinete do desembargador Sergio Torres, Sheyla Bello Madeiro; o secretário de audiência da 20ª Vara do Trabalho do Recife, Arthur Costa Cabral; o chefe da Seção Gestão da Segurança da Informação, Edilson Monteiro; a assistente da Secretaria de Gestão de Pessoas, Verushka Andrade; o chefe da Seção de Serviço Social, Renatto Pinto, a assistente da Seção de Projetos, Heloísa de Sousa Ferraz, e a chefe do Setor de Gestão Socioambiental, Adriana Freire.

Texto e foto: Helen Falcão