Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Getrin6 e Fundacentro realizam seminário sobre e-Social

Des. Paulo Alcantara, mediador do seminário, ao lado dos palestrantes Luiz Melo e Audenor Marinho

Dentro do movimento Abril Verde, o Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) e a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE) realizaram, na manhã desta quinta-feira (26), o seminário "O e-Social e os Desafios para a Segurança e Saúde do Trabalho".

O evento contou com a participação dos magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) desembargador Paulo Alcantara e juiz Milton Gouveia, que são gestores regionais do Programa Trabalho Seguro e do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.

Os participantes, que lotaram o auditório da Fundacentro, no bairro do Torreão, Recife, puderam conferir duas excelentes explanações: Luiz Antônio de Melo, que é presidente da Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho (AESPE), abordou tópicos como monitoramento do ambiente de trabalho, impactos do e-Social na gestão de segurança do trabalho e fatores de riscos laborais. Em seguida, o diretor da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (ANEST), Audenor Marinho, falou sobre insalubridade, periculosidade, aposentadoria especial e o uso de plataformas online para inclusão de dados no e-Social. Os debates foram mediados pelo desembargador Paulo Alcantara.

Participantes lotaram o auditório da Fundacentro/PE

Também prestigiaram o evento o diretor da Fundacentro/PE, Maurício Viana; o secretário de Saúde da Prefeitura de Olinda, Eud Johnson Cordeiro de Lima; a diretora de Vigilância em Saúde de Olinda, Mariurcha Dantas; o coordenador de Atenção à Saúde do Trabalhador de Olinda, Admilson Ramos; a analista de Políticas Públicas da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho em Pernambuco, Patrícia Ferreira Alexandre dos Anjos; e o coordenador técnico da Fundacentro, José Hélio Lopes.

Os alimentos não perecíveis, arrecadados por ocasião da inscrição para o seminário, foram repassados à Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (AACA), que atende jovens da comunidade Santa Terezinha, no bairro de Santo Amaro, Recife. A diretora de Vigilância em Saúde de Olinda, Mariurcha Dantas, entregou as doações à coordenadora da AACA, Judite Justino.

Movimento Abril Verde

Criado em 2014, pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Paraná, a campanha visa marcar o mês de abril com a cor da segurança no calendário nacional, dando mais visibilidade a manifestações de apoio à prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Verde é a cor que representa a Segurança do Trabalho e abril foi escolhido pela celebração do Dia Mundial da Saúde (07) e do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho (28).

Confira mais fotos do evento.

Texto/Fotos: Fábio Nunes