Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Desembargador corregedor do TRT-PE, Ivan Valença, anuncia escola vencedora na culminância do projeto Trabalho, Justiça e Cidadania

Desembargador Ivan Valença (de terno à direita) confraternizou com estudantes e magistrados no encerramento do TJC em 2015

No ano em que comemorou uma década de implantação no estado, o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) promoveu uma culminância à altura da data na tarde e início da noite desta quinta-feira (22). O encontro no auditório da Fiepe - Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, no Recife, reuniu dirigentes, professores e alunos dos seis colégios recifenses participantes em 2015. A celebração foi prestigiada pelo presidente em exercício do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE), desembargador corregedor Ivan de Souza Valença Alves. A instituição é apoiadora da iniciativa desde o início.

Durante o evento, as escolas de Referência em Ensino Médio (Erem) Beberibe, Nóbrega, Professor Alfredo Freyre, Professor Cândido Duarte e Silva Jardim e a Técnica Estadual Miguel Batista apresentaram atividades culturais elaboradas principalmente com foco na Justiça do Trabalho e afins. Divididas entre Vídeo e Jogos Teatrais, as criações foram julgadas por uma comissão formada por integrantes e convidados do Programa TJC.

O desembargador Ivan Valença anunciou a Erem Professor Silva Jardim como vencedora da categoria Vídeo. Os alunos produziram o curta-metragem Capibaribe Pede Socorro, inspirado na organização não-governamental Recapibaribe, voltada para a requalificação de um dos principais cursos de água do estado. A coordenadora da entidade Socorro Cantanhede assistiu à exibição da obra e foi convidada a subir ao palco para comemorar a conquista com a escola.

Abordagem sobre trabalho da ONG Recapibaribe deu a vitória à Erem Professor Silva Jardim na categoria Vídeo

A vitória do colégio Miguel Batista na categoria Jogos Teatrais foi notificada por Danilo Galvão, representante do Núcleo de Comunicação Social do TRT-PE. Os estudantes encenaram a peça Trabalho e Justiça na Qualidade de Vida reproduzindo o desdobramento de um caso fictício em que um profissional cadeirante é discriminado num processo seletivo pela sua condição física. As duas unidades educacionais ‘campeãs’ representarão o estado na culminância da fase nacional que ocorrerá no próximo mês, em Belém (PA).  

O presidente em exercício do TRT-PE parabenizou a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Sexta Região (Amatra6) pela realização de mais um ciclo do TJC no estado. “Durante todo o ano somos parceiros da Amatra6 nesse excelente programa coordenado pela juíza Carmen Richlin. Fiquei emocionado com os trabalhos apresentados. Percebemos que a semente do conhecimento foi plantada no coração de todos os participantes”, destacou. O magistrado também ressaltou a participação da Secretaria Estadual de Educação, outra colaboradora da mobilização.

Mais - O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania foi criado em 2004 pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Ele tem por objetivo divulgar noções básicas sobre legislação trabalhista, ampliar a conscientização a respeito dos direitos e deveres básicos do cidadão e integrar o Poder Judiciário e a sociedade.

O assunto é incluindo no conteúdo programático de escolas da rede pública de ensino. A complementação é feita com visitas nos colégios participantes. Na ocasião, são realizadas apresentações artísticas e esclarecimentos sobre legislação trabalhista.

Em Pernambuco, o TJC é promovido pela Amatra6 - atualmente presidida pelo juiz André Machado - e apoiado pelo TRT-PE desde 2005, sempre sob a coordenação da juíza Carmen Richlin. Em 10 anos, a sensibilização já passou por cerca de 170 escolas, envolvendo aproximadamente 38 mil estudantes. Somente neste ano, quase 100 professores participaram da mobilização, que contemplou ainda 2,3 mil alunos.

Confira mais imagens AQUI.

Texto: Larissa Correia

Fotos: Danilo Galvão