Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Solução de Tecnologia da Informação permite que as Varas do Trabalho do Recife divulguem as pautas das audiências em monitores de vídeo

Desde o início de agosto, o público que comparece ao Fórum Advogado José Barbosa de Araújo pode acompanhar, por meio de monitores de vídeo, as pautas das audiências das 23 Varas do Trabalho (VTs) do Recife.

Desenvolvido em apenas um mês pelo Setor de Engenharia e Sustentação de Produtos Web da Coordenadoria de Sistemas da Secretaria da Tecnologia da Informação, em atendimento à solicitação da Diretora do Fórum e juíza titular da 17ª. VT do Recife, Walkiria Miriam Pinto de Carvalho, e da juíza titular da 2ª VT de Olinda,  Martha Cristina do Nascimento Cantalice, o Sistema Pauta de Audiência permite que advogados e partes acompanhem, através de monitores, o andamento da pauta do dia, que inclui tanto processos eletrônicos quanto processos físicos.

A solução tecnológica que permite o apregoamento do processo no painel, propicia mais transparência e agilidade, uma vez que os interessados podem saber quais audiências estão ocorrendo e quais serão as próximas. Consequentemente, observou-se uma diminuição nas interrupções nas sessões para prestar informações quanto ao andamento da pauta.

Antes as audiências eram anunciadas apenas pelo sistema de som e alguns advogados queixavam-se da dificuldade para escutar, principalmente porque sempre há muito movimento e pessoas conversando no corredor. “Agora além do som, também tem a imagem, o que facilitou bastante”, avalia a diretoria da 17ª VT do Recife, Regina Maria Menezes Leite. Diante da novidade, ainda ocorrem alguns problemas técnicos, mas a equipe de informática vem resolvendo com agilidade.

O projeto que contemplou o desenvolvimento do sistema passou por um período de avaliação durante o mês de junho na 11ª VT do Recife.  Já no mês de julho foram realizados ajustes e instalados os monitores em todas as varas do Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, ação viabilizada pela atuação da Secretaria Administrativa e do Núcleo de Relacionamento da STI.

A Administração do Tribunal já apontou a necessidade de expandir os painéis para os outros Fóruns, contudo, ainda será definido um cronograma de instalação, onde serão consideradas as limitações orçamentárias da instituição.

Foto: Cortesia