Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Palestra “Vetores Estratégicos no Enfrentamento ao Feminicídio” encerra as iniciativas do TRT-6 em comemoração do mês da mulher

O Tribunal Federal do Trabalho da 6ª Região e a Escola Judicial do TRT-6 promoveram a palestra “Vetores Estratégicos no Enfrentamento ao Feminicídio” na sala de sessões do Tribunal Pleno, às 14h desta segunda-feira (25/3). O evento encerrou a campanha Dona de Mim, que encampou várias iniciativas em celebração ao mês da mulher. 

A presidente do TRT-6 e coordenadora do Subcomitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina, desembargadora Nise Pedroso, a subcoordenadora do Subcomitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina, juíza Roberta Araújo, e a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho da 6ª Região, Ana Carolina Vieira, compuseram a mesa de abertura.

Os palestrantes do evento foram os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisadores que têm desenvolvido importantes estudos sobre a violência contra a mulher, com foco no uso da tecnologia como ferramenta de combate à violência de gênero:

  • Sílvia Rebeca Sabóia Quezado - graduada em Direito, mestre em Direito Privado pelo Centro Universitário 7 de Setembro, pesquisadora da UFC, idealizadora do Painel da Mulher e do software “Proteção Na Medida” instituídos pelo TJCE e pesquisadora apoiadora pela Fundação Cearense de Apoio ao desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap);

  • José Antônio Fernandes de Macedo - professor associado e coordenador do programa de pós-graduação do programa de mestrado e doutorado do Departamento de Tecnologia da Informação da UFC, mestre em Informática e doutor em Ciência da Computação e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Durante a palestra foram demonstrados exemplos da pesquisa científica, dos dados coletados e dos instrumentos correlatos desenvolvidos por ambos. Com base nisso,as ferramentas modernas de análise de bancos de dados extensos (big data) permitem compreender e planejar de forma mais eficiente e estratégica as políticas de enfrentamento da violência contra a mulher nos seus diversos aspectos. Houve também anúncio de parceria futura com o TRT-6 e a Ejud-6 no enfrentamento dessa violência.

Os pesquisadores, juntamente com o juiz Tiago Dias da Silva, publicaram o reconhecido e premiado livro “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia”, que foi vencedor, na categoria “Produção Científica”, do Prêmio Juíza Viviane Vieira Do Amaral, outorgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023. A premiação foi um marco para o Insight Data Science Lab da UFC.

Marcaram presença no evento o corregedor do TRT-6, desembargador Fábio Farias, o desembargador Paulo Alcantara, a desembargadora Solange Moura de Andrade, a juíza titular da 1ª VT de Olinda,  Ana Cristina da Silva, a juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ana Cristina de Freitas Mota, a coronel da Polícia Militar de Pernambuco, Cristiane Vieira de Albuquerque, a advogada da Comissão de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil - Pernambuco, Silvia Nogueira, a delegada da Polícia Civil de Pernambuco, Ana Luíza de Mendonça, além do público participante.

Após a palestra houve a exposição “Elas em Arte”, no hall do Tribunal Pleno, com a participação das pintoras Carmem Vieira, Célia Campelo, Dirce Camargo e da fotógrafa Elisangela Freitas. 
 

Albúm de fotos do evento

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Silvio Britto / Foto: Helen Moreira